29 de novembro de 2010

Sites da Fundação Symbian vão sair do ar

Resumindo a Symbian foi descontinuada e agora a nokia esta  usando seu legado para criar seu novo sistema operacional para celular.,

 

Poucas semanas após a Nokia ter anunciado que vai continuar a manter o sistema operacional Symbian em um "modelo alternativo aberto", os sites da Symbian Foundation vão sair do ar, de acordo com um comunicado oficial publicado pela fundação no último final de semana. A Symbian Foundation, até o começo do mês, era responsável pelo desenvolvimento do sistema operacional Symbian, usado pela Nokia em seus smartphones.

"Recentemente, anunciamos que a Symbian Foundation vai migrar para uma função de licenciadora. Na prática, isso vai significar uma redução nas operações diárias da fundação até o final do ano", diz o comunicado publicado no site symbian.org. "Como resultado, esperamos tirar do ar nossos sites em 17 de dezembro."

O material publicado nos sites, incluindo kits de desenvolvimento, bases de dados e de bugs, documentos de referência e o código-fonte do Symbian serão "oferecidos de algum modo, provavelmente em um DVD ou disco USB após pedido para a Symbian Foundation. Preparar esse conteúdo deve levar algum tempo, e não deve estar disponível antes de 31 de janeiro de 2011".

Quando a transição da Symbian Foundation foi anunciada em 8 de novembro, a Nokia informou para os desenvolvedores e consumidores não confundirem "o fim da fundação com o fim da plataforma Symbian". "A fundação foi muito importante em direcionar a plataforma em águas cada vez mais desafiadoras, mas a fundação e a plataforma não são a mesma coisa. A Nokia não tem intenção de mudar seus planos anunciados em 21 de outubro para continuar a desenvolver e evoluir o Symbian", afirmou a empresa.

Com as mudanças na Symbian Foundation, todo o desenvolvimento do Symbian volta para as mãos da Nokia, que já expressou seu interesse em que os desenvolvedores usem a plataforma Qt para criar aplicativos que funcionam no sistemas Symbian e MeeGo (com lançamento previsto para 2011). A fundação vai se tornar "responsável por licenciar software e outras propriedades intelectuais, como a marca registrada Symbian", de acordo com a Nokia.

Nenhum comentário: